Se tudo o que se sente e vive fosse susceptível de explicação (através de palavras), eu não seria eu.
Eu sou aquilo que todos conhecem, mas também sou aquilo que não dou a conhecer...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Deus e a Igreja

Nunca falei, aqui, sobre Deus.
Isso até me soa mal, uma vez que Ele tem um papel importantíssimo na minha vida.
Não sou daquele grupo que acredita em Deus mas que não o afirma porque está passado de moda, ou porque isso é para velhos.
E não sou daquele grupo que não acredita, mas que em dias de casamentos, funerais e "horas de necessidade" passam a acreditar.
Mas atenção! Nada tenho contra as pessoas que agem dessa forma. Simplesmente estou a descrever a minha relação com Deus, sendo certo que estou muito longe da perfeição!
Sou jovem e acredito em Deus.
.

(foto minha)

Às vezes, as minhas dúvidas repousam mais sobre a Igreja. É tudo muito ritualizado. As orações durante a Eucaristia, a maior parte das vezes, são ditas porque está decorado, mecanizado. Qual teoria da Reflexologia de Pavlov! :(
Lamento imenso estar aqui a dizer isto. Mas tive a confirmação disto, neste Sábado passado.
Numa celebração com um número de pessoas que nem posso precisar, a certa altura, o Sr. Bispo diz: "E respondamos: Pai Nosso que Estais nos céus, ouvi-nos." E as pessoas, embora "fora de horas", lá começaram a rezar o Pai Nosso. Porque mecanizaram. Porque basta ouvir "Pai Nosso que Estais nos céus" para se porem a rezar, mesmo que não seja esse o objectivo, mesmo que fora de contexto.
As palavras não deveriam ser mais sentidas?
Não gosto quando dou por mim a responder sem sequer estar a "ouvir" o que digo. É triste a capacidade de rezar enquanto se está a pensar noutra coisa completamente diferente.
Acaba por tornar a Eucaristia numa tradição, numa obrigação.
Mas não deveria ser algo que nos faz crescer interiormente? Não deveria ser um acto de fé, feito com atenção e de todo o coração?
.
Além disto, chamaram-me especial atenção as vénias e revénias feitas perante o celebrante.
Quanto maior for o seu estatuto na Igreja, mais vénias lhe fazemos e menos nos aproximamos (segundo o meu entender) da ideia que Jesus quer que tenhamos d'Ele.
Lembrei-me disto, nem sei bem porquê. Mas sei que Jesus, geralmente, não gostava que as pessoas se inclinassem perante Ele. Gostava de ficar mais cara-a-cara com as pessoas.
Porque "não devem" os sucessores de Pedro agir da mesma forma?
Porque devemos tratar os homens melhor que a Deus?

6 comentários:

  1. Não sei que idade tens, mas como no perfil tens «estudante» não deverás ser muito velha. Posto isto: ganha juízo e deixa os ácidos das «espiritualidades», vais conhecer a liberdade, até onde ela é possível.

    É incrível alguém querer conhecer um «deus», sem antes conhecer o homem... é mais existencialista do que o Sartre o Lugosi e Von Trier juntos. E mais malta boa por aí.

    ResponderEliminar
  2. Diogo, muito agradecida pelo conselho. :)

    Apenas acho que também precisas de conhecer a liberdade de opção. Não substimes ninguém. Principalmente quem não conheces.

    Eu sou livre, sempre fui e continuarei a ser.

    ResponderEliminar
  3. «Sou jovem e acredito em Deus.»

    A partir daqui não é preciso mais nada, farto de conhecer Deus, Discípulos & S.A. estou eu. E pronto a rebater a falsa liberdade.

    Deus é uma espécie de carraça do pensamento.

    Gostas de ter carraças?

    ResponderEliminar
  4. Diogo, chama-Lhe o que quiseres. Isso não é comigo...

    Eu sou muito feliz. Nem imaginas. Mas agradeço a preocupação. :)

    ResponderEliminar
  5. olá dr ..
    ~sabes Diogo , nós devemos respeitar sempre os outros , e não ser ignorantes ao ponto de ofender e falar de coisas que se vê perfeitamente que não percebes , não gosto que ataquem sem motivo principalmente , a pessoas que só estão a exprimir e muito bem a sua fé , não ataco nem critico quem não acredita , mas não gosto nem admito que ataquem gratuitamente a fé e a quem acredita , temos que respeitar para ser respeitados ..
    dr , sabes sou jovem , e sou católica com muito orgulho na minha fé , nunca em momento algum devemos esconder ou ter vergonha de defender a nossa fé , os nossos valores , e devemos SEMPRE defender aquilo em que acreditamos ,,.
    fizeste-me ter muito orgulho em ti , ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  6. teresa, muito obrigada... :)

    Bem, quase me puseste a chorar, agora.

    "fizeste-me ter muito orgulho em ti , .."

    Isso bateu muito forte cá dentro. Muito obrigada.

    Eu não tenho vergonha do que sou e principalmente d'Ele.

    beijinho grande*

    ResponderEliminar